Enfoques


Quadrado e círculo são formas comuns que podem abrigar muitos conceitos dependendo do enfoque. No panorama da geometria por si só já são muito interessantes, pois passando de uma visão 2D para 3D eles se transformam em cubo e esfera, respectivamente. As possibilidades começam a se multiplicar conforme a interação das formas e assim começam a surgir novos prismas.
Imaginando, desenhando ou testando num programa computadorizado fica evidente a “cegueira” do quadrado-cubo e a “fluidez” do círculo-esfera. O enfoque interno, o externo e a interatividade dos sólidos instiga. Quantas obras de Arte fantásticas e quantas joias da Arquitetura mundial apossaram-se destes partidos. E quanta beleza foram capazes de produzir e quanto encantamento protagonizaram.
Conversando e observando o discurso de pessoas, a vida que levam e as crenças que carregam e propagam, também poderíamos afirmar que há pessoas que habitam quadrados conceituais e outras círculos imaginários. Quanto mais afastadas dos pontos de interação, mais isoladas estão da maravilha da possibilidade de criação de novas formas e surgimento de novos conceitos. Quanto mais aproximação e interação, mais entendimento e menos molde pré-concebido.
Cada um “no seu quadrado” ou “caminhando em círculo” são expressões que muito simbolizam. Na vida real delimitam grupos de seres humanos similares e na vida virtual agrupam interesses em comum que vão se disseminando e criando limitações.
E se misturássemos tudo? E se experimentássemos trocar de forma, padrão, conceitos? E se a maioria fosse capaz de enxergar tantas possibilidades na interação? E se pudéssemos ver o mundo com os olhos alheios? Mudaríamos nossos enfoques e voltaríamos a sermos os mesmos? E se mudássemos tanto a ponto de não mais conformarmo-nos nas antigas formas? Estaríamos destinados a explorar novos conceitos! Estaríamos trilhando o próprio caminho, sem paradigmas! Conceberíamos novos horizontes! Criaríamos novos enfoques!
As criações mais belas possuem algo em comum; dividem o “olhar novo”, “o experimento ousado” que foi aceito e adorado, “a incorporação” pela maioria e o “surgimento de um novo enfoque”. Experimentemos na vida, nas interações e nas criações!
Think and live outside of preconceived boxes, be true to yourself, and follow your own path!
denke und lebe außerhalb von Vorgefassten Boxen, sein dir selbst true und folge deinem eigenen Weg!
by Ale Madia

Comentários