Assertividade: a joia rara da atualidade!


Em tempos de redes sociais e postagens de opiniões pessoais a respeito de temas sensíveis evidencia-se a raridade dessa qualidade na maioria das situações.
Ser assertivo é saber expressar-se social ou profissionalmente sem violar os direitos alheios, sem agredir o próximo. É um conjunto de atitudes, de comportamentos, de expressões verbais ou não verbais. É a capacidade rara de ponderar, para depois expressar-se. É o meio-termo entre ser agressivo na maneira de falar ou agir e ser completamente passivo ou simplesmente apático.
Agir pacificamente não significa ser fraco, pelo contrário, demonstra a maturidade e a superioridade de alguém que não concorda, mas ainda assim é capaz de respeitar. Sentir empatia também faz parte da assertividade.
Vivemos em tempos difíceis: de ódio, exclusão, falta de compaixão; onde impera a agressão. A polarização potencializada pelas redes sociais não pode ser responsabilizada, por si só, pelos altos índices de agressão verbal, de uso de vocabulário inconsequente, e falta de respeito. A rede apenas expôs o que há de secreto nos seres que a utilizam. Diz-se secreto por não ter sido exteriorizado antes aquilo que o tem sido agora, debaixo do manto do “ quase anonimato”.
Há vários estudos sobre a polarização, de opiniões especialmente, porém não muitos tratando também da “proteção fictícia do mundo virtual” na exposição de pontos de vista diversos. Proteção fictícia porque na verdade não protege nenhum dos lados, apenas possibilita aos covardes e agressivos a inutilidade de participarem de um debate, seja ele sobre o que for, de maneira nada assertiva.
Perde-se a razão e o bom senso quando os frutos de um debate passam a ser a agressividade e o fanatismo. Perde-se a oportunidade da construtividade. Desperdiçam-se chances de argumentações frutíferas.
Ser assertivo não é fácil, porém faz-se necessário praticar. Em tempos de cegueira, alienação e idolatria, questionemos as facilidades e as dificuldades contidas na polarização. Que a assertividade continue a ser uma joia, mas que não seja rara!
by Ale Madia

Comentários