Formigas e dinossauros rumo ao Poder


Quando o objetivo é chegar ao Poder pode-se observar, basicamente, dois tipos de estratégias. A utilizada pelas formigas e a empregada por dinossauros. E as diferenças são imensas; ainda que o foco seja o mesmo. Seja qual for a estratégia, triunfará sempre aquela mais alinhada à realidade, mais condizente e mais convincente. É o poder do “discurso alinhado”.
A trajetória assimétrica não desvirtua a similaridade entre as conquistas almejadas por ambas estratégias. Projetos bem-sucedidos rumo ao Poder, essencialmente, englobam comunicação eficaz entoada na voz de comando para influenciar a massa, uma dosagem de empatia do líder carismático que exerce fascínio sobre os liderados, abordagem disruptiva no trato das questões já saturadas e algumas mentes brilhantes nos bastidores. Basicamente pode-se afirmar que esta é a receita milenar para alcançar o sucesso; é apenas uma constatação quando observa-se cuidadosa e atentamente a evolução histórica da Política mundial em contextos diversos (Monarquias, Democracias e Ditaduras).
Surgem atores equivocados em meio a esta maratona, indubitavelmente. Explodem conflitos de interesses, compreensivelmente. Buscam-se alianças coerentes, vulneravelmente. E assim caminha-se, suscetível e sucessivamente rumo ao Poder. Instala-se estrutura estável, inexplicavelmente. É o poder da Diplomacia, inquestionavelmente!
Simpatizantes, perdidos, equivocados, vulneráveis, cansados, apáticos, sem voz, opinantes, inteligentes sem disposição, observadores medrosos, sonhadores melancólicos, líderes em ascensão, formadores de opinião, ídolos, aliados propositais e ocasionais, personalidades eloquentes, comunicadores eficazes, influenciadores moderados e radicais, preguiçosos e indispostos, bem humorados, determinados e bem dispostos, mentes pensantes em geral; todos eles compõem a grande massa de liderados que será conduzida pela estratégia, seja da formiga ou do dinossauro vencedor.
Uma equipe de formigas ativas, articuladas, extremamente bem organizadas e, definitivamente resolvidas, colocam em prática ações sem fazer alarde e são capazes de suportar a pressão ou o peso cem vezes maior que o seu próprio. Dinossauros dispersos, egoístas, velozes e ferozes, cada qual protegendo seus pontos sensíveis e mantendo os predadores atrelados às suas garras ou dentes, mantendo potenciais ameaças sob controle, também colocam em prática ações, com certa sonoridade, e são capazes de aprisionar ou destruir seu próprio clã.
Tem-se um retrato político quase que perfeitamente completo do panorama da sociedade organizada. Tudo muito claro para um observador atento. Tudo obscuro para aqueles que não se sentem atraídos pela complexidade do exame dedicado e paciente que o quadro requer.
Moderados ou extremistas, ambos contemplam a paisagem e decidem em que medida e em que momento aplicarão esforços em quais pontos. Quais batalhas são dignas de ação ou inércia, com quais formigas e quais dinossauros interagir em momentos cruciais. Decidir nunca é fácil, porém é infinitamente mais simples para os bem informados, capazes de contextualização e discernimento, atentos e intuitivos; assim funciona o Poder da Política, explicitamente!
by Ale Madia

Comentários