Hoje entendo...


Hoje sou capaz de entender o que minha saudosa avó dizia sobre os acontecimentos. Os acontecimentos da vida, do mundo, e principalmente a espantosa surpresa diante dos fatos. Fatos estes antes impensáveis à sua época. O espanto era recíproco. Ela se espantava com as notícias e eu me espantava com a reação dela. Para ela era como viver em outro mundo, quando na verdade ela estava vivendo noutros tempos. E eu ficava ouvindo e pensando como seria ter vivido no tempo dela, maravilhada com os seus relatos. E também me lembro de tentar entender o ponto de vista dela. Era uma tarefa difícil. Hoje não mais seria. Uma pena não a ter mais!
O mundo não muda, as pessoas é que mudam ou não; melhoram ou pioram. Se ela estivesse vivendo estes tempos atuais ficaria, certamente, espantada, desencantada e triste. E eu a entenderia facilmente. A entenderia prontamente quando ela me dissesse que o ser humano foi se degradando e perdendo a noção dos valores. E ela com certeza diria. Hoje entendo o que ela queria explicitar. Não que eu não fosse capaz de entender antigamente, apenas entendo mais facilmente hoje, adulta. Quanta sabedoria sobre os valores humanos havia naquelas conversas entre gerações tão diferentes. Eram conversas divertidas e interessantes.
Hoje entendo que a disparidade sempre existirá entre gerações. Entendo que evoluir é necessário. Percebo e aceito que o ritmo de vida é outro, realmente. Há fatos dos quais gosto sobre toda essa evolução. Hoje também entendo que não gosto dos valores humanos equivocados que foram sendo deteriorados e perpetuados, absolutamente. Hoje compreendo o que é passado, presente e futuro. Não é possível compará-los, apenas constatar que o hoje é o produto dos atos e a consequência do ontem. Hoje sei que a vida de cada geração não pode ser comparada, pois não haveria mensuração plausível para isto.
O ser humano é muito complexo; que bom! Os seres humanos são muito diferentes; que bom também! Há seres humanos dignos de admiração, que cultuam e perpetuam valores “passados”; que dádiva ainda existirem! Há seres humanos que deixaram de ser humanos; que triste! Os valores humanos precisam acompanhar a evolução das mentes de seu tempo; sim! Há alguns valores, como dignidade, respeito, educação, entre outros tantos louváveis, que deveriam ser transmitidos de geração para geração sem serem corrompidos, desvirtuados ou abandonados. Hoje entendo a dinâmica dos valores humanos. Minha avó tentou me explicar. Hoje entendo perfeitamente o que ela estava querendo verdadeiramente me ensinar para que eu pudesse perpetuar!
 by Ale Madia


Comentários