Libertinagem exprimível


Libertinagem tem sido confundida com liberdade cada vez mais frequentemente, principalmente na maneira de exprimir pensamentos, opiniões e até mesmo fatos. Fatos, em tese, falam por si só. Fatos já exprimem muito. Pessoas expressam suas visões e entendimentos a respeito de fatos. Pessoas, em tese, se expressam com responsabilidade. Pessoas que sabem o que é liberdade também sabem, em tese, o significado de responsabilidade.
Dosagem é uma escolha pessoal. A dosagem envolve consciência no momento de apurar a verdade e transmitir com responsabilidade. A dosagem não deve ser ocultação de verdade, pelo contrário, a dosagem deve existir apenas para o equilíbrio entre o fato, a consciência e a consequência.
Expressar-se nunca foi tão fácil, rápido e potente. Potente, haja vista vivermos em tempos de exposição e multiplicação de expressões, opiniões e conclusões em rede global. Se antes a libertinagem era um conceito apenas aplicável em outras realidades, agora ela passou a imperar em muitas postagens; desnecessariamente. E tem sido usada para proliferar muitas bobagens. O senso de responsabilidade é fundamental para que liberdade não seja entendida como sinônimo de libertinagem. Comunicar-se com assertividade!
Ponderar faz parte do cotidiano, desde as pequenas ações até as importantes decisões. Entre os limites da agressividade e da passividade, encontra-se a assertividade. Cada um é livre para exprimir o mesmo fato de maneiras diversas, e cada expressão será louvável ou desprezível dependendo do bom uso de sua capacidade de contextualização. Desregramento de costumes também é escolha, assim como a informação sobre o desregramento. Contudo, a regra é primeiro pensar, depois agir ou falar, não o inverso. A regra básica é raciocinar antes de disseminar.
A liberdade é preciosíssima. A capacidade de ser livre e responsável é ainda mais preciosa! A beleza do intelecto que entende a diferença entre liberdade e libertinagem é admirável! Apropriar-se de responsabilidade é inteligente! No diálogo tudo é exprimível! Falta de respeito é inconcebível!
by Ale Madia

Comentários