Bonecos e bastidores


Os bastidores sempre exerceram um certo fascínio, eles sempre mantiveram segredos e despertaram a curiosidade e o interesse de qualquer tipo de plateia. Os bonecos sempre estiveram presentes na área nebulosa entre os bastidores e a plateia. Os bonecos são aqueles comandados minuciosamente para que atuem conforme o planejado. Nesta peça cada qual tem o seu papel. A plateia é sempre entretida conforme o gosto dos que articulam perfeitamente seus bonecos, na medida exata e no tempo apropriado. Os bonecos vão sendo ajustados, manipulados, afagados e bem tratados para que não cometam equívocos nem se envolvam em situações desfavoráveis no emaranhado do palco onde são conduzidos. No enredo completamente harmônico todos aceitam sua posição. Os mentores são aqueles capazes de viver nos bastidores, seguros e livres das reações da plateia. Alguns bonecos acreditam estar desempenhando a própria mentoria em algumas circunstâncias. E assim segue o espetáculo!
Há possibilidade de troca de papeis de acordo com negociações que envolvam interesses mútuos, obviamente. Tudo tratado nos bastidores, longe dos olhos da plateia. O maior desafio de mentores perspicazes é saber fazer com que seus bonecos se achem inteligentes, quando na verdade a grande maioria deles apresenta capacidade mediana de raciocínio. O poder do mentor reside justamente em saber conduzir sem que seus conduzidos assim o percebam. O mentor é na verdade um manipulador que se acomoda nos bastidores.
Entre os bonecos há líderes, palhaços com poder de entretenimento, executores úteis, alguns habilidosos e outros tantos inúteis. Na plateia ávida haverá sempre a percepção de que tudo segue bem, sempre que os bonecos desempenham com maestria o roteiro esperado. Se o inesperado acontecer, não será no improviso do palco onde as decisões significantes serão tomadas, mas nos bastidores. Lá haverá bonecos de prontidão para guiar e implementar os ajustes necessários para enfrentamento do inusitado ocorrido. Audazes mentores já se preparam para algumas intercorrências e para tanto já instruem os principais bonecos para que saibam como proceder. Tudo sob controle. Mentor com visão aguçada, bonecos responsáveis e plateia satisfeita.
Se acaso a insatisfação e o descontentamento se alastrarem pela plateia, o roteiro precisará ser reescrito, adaptado, revisto, repensado rapidamente para que a segurança dos bastidores seja mantida. Se o deslize ou tropeço de bonecos, ou ainda o descuido de mentores não mais puder salvaguardar os bastidores, eles deverão estar preparados para enfrentar a plateia e vivenciar a nova posição sob a luz. Afinal, apesar dos bastidores, é a plateia a verdadeira razão de ser de todo o roteiro. A claridade não deveria assustar bonecos e mentores. A obscuridade dos bastidores acaba quando vem à tona o enredo ultrapassado, desafinado e prepotente. Todo enredo que subestime a sua plateia estará fadado ao colapso, mais cedo ou mais tarde. Toda plateia que idolatra aquilo que não conhece também estará, inevitavelmente, condenada ao colapso. Assim é o enredo da peça que pode ser intitulada de “Dinâmica do Poder”.

by Ale Madia

Comentários