As caixinhas de Lorenzo

 

Lorenzo tinha um segredo que decidiu dividir, pois sua maneira de organizar pensamentos e sentimentos poderia ser tangível para muitos. Para Lorenzo esse era um processo mental simples, natural e quase óbvio, porém ao comentar com pessoas próximas, se surpreendeu com o entusiasmo de todas elas. O que para ele era trivial aparentava ser algo extraordinário para os demais. E assim Lorenzo foi convencido pelas circunstâncias que era a hora de dividir o seu antigo hábito de manter o que importa em caixinhas.

Lorenzo é muito admirado e questionado por seus pensamentos sóbrios, palavras dóceis e capacidade de entendimento e aceitação. Todos os momentos vividos foram devidamente acomodados em caixinhas imaginárias. As caixinhas de Lorenzo possibilitaram o amadurecimento e o compensaram com sua notória assertividade.

Lorenzo é mesmo um ser humano adorável e admirável, encantador. Seria quase impossível conhecer Lorenzo sem se deixar envolver. A maturidade, a clareza e a veracidade de Lorenzo fascinam, a cada dia mais e mais. A versatilidade de Lorenzo também é um traço marcante, sabe quando ceder ou calar, sabe quando e como falar, sabe liderar e esperar, sabe confortar e desafiar. Lorenzo sabe observar e reconsiderar, quando se importar e compreender sem julgar. Lorenzo sempre sabe como encantar. Lorenzo é singular.

Nas caixinhas imaginárias de Lorenzo não havia nada de precário, pois nelas só podiam estar o que tinha sido cuidadosamente assimilado por ele. Era uma verdadeira curadoria de conteúdos relevantes, para depositar em cada caixinha apenas o que poderia servir para refletir e construir. Não havia recordações amargas, rancores e nem dores. Lorenzo não desperdiça seu precioso tempo com nada que não faça bem, a ele e aos outros. Sua capacidade de simplesmente se distanciar de tudo que seja insignificante é intrigante, sábia. Lorenzo é, decididamente, inteligente.

O suspense parecia que teria um fim assim que Lorenzo terminasse de revelar o truque das suas caixinhas. Não foi o que ocorreu, já que a frustração das pessoas foi descobrir que o segredo de Lorenzo não estava nas suas caixinhas, mas sim nele próprio. O que faz de Lorenzo um ser excepcional é algo nato que não pode ser copiado. Suas caixinhas são valiosas demais, porém apenas para ele.

Processar e organizar pensamentos e sentimentos em compartimentos imaginários para acessar quando precisar, ou mesmo para mesclar e dosar forças e fraquezas, não é uma tarefa simples para se replicar sem se esforçar. As caixinhas de Lorenzo foram lapidadas por ele. As prováveis réplicas de suas caixinhas precisariam ser aprimoradas, por cada qual, ao longo do tempo. E isso não faria dos demais um Lorenzo. Lorenzo é único. Compreender as caixinhas de Lorenzo é uma recompensa prazerosa apenas para quem também as tem.

 

by Ale Madia

Comentários