Uma semana tamanha

 

Os acontecimentos de domingo passado no Brasil de 2023 escancararam tudo aquilo que vinha sendo ao longo dos últimos anos sendo ampla e explicitamente verbalizado. Não há que se falar em surpresa, talvez espanto com a magnitude da estupidez humana, perplexidade diante de tamanha conivência contínua, indignação...! A abstenção de inúmeras figuras, a cumplicidade recorrente e abrangente por um longo período...! É verdade que a inércia, garantida pela manutenção de interesses privados, e as ações pontuais responsáveis estiveram presentes, porém a primeira foi predominante enquanto que as últimas foram insuficientes ou ineficazes. A barbárie explícita perpetrada foi tão somente o ápice de movimentos radicalizados e orquestrados, os quais nunca foram velados, pelo contrário, eram reiteradamente veiculados. A complacência foi tão danosa quanto a ignorância!

Já a tolerância, embora seja balizadora de convivência pacífica não garante, por si só, ausência de distúrbios. Quando os distúrbios graves são também tolerados produzem estragos tamanhos. Foi, sem dúvida, uma semana tamanha, lamentável e marcante, da qual ninguém sai ileso. Foram dias intensos com cenas perturbadoras e revelações constrangedoras para nós brasileiros, letrados ou semiletrados, pretensos esclarecidos, pensadores e comunicadores, até mesmo para os desinformados e inconformados, intelectuais ou radicais, omissos e submissos...  É inequívoco afirmar que tamanha precisa ser a conscientização para a estabilização social diante do caos. Depredação de símbolos não é a dissolução de valores. Destruição física e ataques morais não diluem pensamentos. Violência não resolve conflitos. Responsabilização é parte crucial de um processo, tamanho. Entretanto este deve ser também pedagógico.

Em uma semana tamanha os inúmeros desafios foram postos, sem mais filtros. Ficou claro que a estupidez reina plena e absoluta onde a desinformação é negligenciada. Assim como é sabido que extremos não se prestam à moderação, o equilíbrio também não pode ser tão frágil. Tamanha sociedade precisa encontrar vontade legítima para lidar com a precariedade e não subestimar a estupidez dos seus. Tamanha também é a sociedade onde a responsabilidade manifesta está acima de qualquer vontade indigesta. Tamanha barbaridade foi consequência. Em qualquer cenário prevenção é algo de tamanha inteligência.

 

by Ale Madia


Comentários